- Área: 28070 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Francisco Guerrero, Nigel Young - Foster + Partners
-
Fabricantes: Sky-Frame
O Hotel ME - o primeiro hotel em que tudo, desde a estrutura do edifício até os acessórios de banheiro foram projetados por Foster + Partners - foi aberto em Londres. Em uma elegante fusão de projeto interno e externo, completa a varredura geral de edifícios que compõem o Aldwych Crescent, revitalizando o tecido urbano e restaurando um pouco do glamour perdido no coração do West End.
O projeto integra a construção de um hotel de 157 novos leitos com a restauração da casa vizinha, de 1904, cujo interior foi totalmente reestruturado para acomodar 87 apartamentos. O novo hotel ocupa um terreno triangular é revestido em pedra de Portland, e se assemelha em altura e escala com o seu vizinho.
Uma torre elíptica, na esquina do hotel, define o ponto final para o Aldwych Crescent e marca a entrada principal no nível da rua, abrigada debaixo de um grande elemento envidraçado. A torre de canto é coberta por uma cúpula de vidro - uma releitura contemporânea do telhado de estilo eduardiano do outro lado da rua - que abriga o espaço de estar da impressionante suíte de cobertura, com seu panorama de 360 graus sobre a cidade. Os hóspedes que chegam passam pelo salão térreo, restaurantes públicos e bar, e ascendem ao lobby dedicado do hotel e bar de champanhe no primeiro andar, situado no interior de um espaço piramidal de nove andares, totalmente revestido em mármore branco.
Os quartos do hotel combinam linhas limpas, com o mínimo de uma dramática paleta monocromática de materiais luxuosos. Suspensos das paredes de couro branco de cada quarto, está um gabinete preto lacado, que incorpora um aparelho de televisão e um sistema de entretenimento, prateleiras de ônix retroiluminados e um mini-bar. A iluminação discreta e serviços estão perfeitamente integrados, incluindo a luminária de mesa Lumina FLO por Foster + Partners. As esquadrias "bay windows" de chão ao teto triangulares revelam vistas interessantes.
No décimo andar, o terraço da cobertura do hotel é um oásis urbano - o bar oferece vistas espetaculares sobre o rio e o horizonte de Westminster. Instalações adicionais de hóspedes estão localizadas diretamente abaixo do átrio central ao nível térreo e incluem salas de conferências versáteis, um ginásio e uma luxuosa sala de projeção de 25 lugares, trazendo o glamour dos teatros no coração do hotel.
Segundo David Nelson, gerente de projeto da Foster + Partners: "Nossa intenção foi se certificar de que o hotel será uma experiência única, eficiente no funcionamento, e apropriada para o nível de serviço que o Hotel ME pretende entregar. Colocamo-nos na posição dos hóspedes para ter certeza de que a experiência seria excepcional - os dormitórios foram extensivamente estudados e fizemos muitas mudanças para melhorar o projeto e encaixar dentro dos orçamentos acordados. O resultado combina um elevado grau de funcionalidade com uma estética simples e refinada ".
Giles Robinson, sócio do Foster + Partners: "Ao projetar o hotel por dentro e fora, até o último detalhe, fomos capazes de manter um alto nível de qualidade e continuidade. No interior, a paleta de preto e branco estabelece uma identidade forte - que definiu o caráter individual de cada espaço através de variações na textura, tom e escala. Esse compromisso com a qualidade não teria sido possível sem o incentivo do nosso cliente e nosso objetivo comum em criar uma experiência excepcional para os hóspedes. "